Prefeita Luciene Gomes, Deputados estaduais Felipe Leitão, João Gonçalves e principalmente o Governador João Azevedo, Silenciam diante da violência na cidade de Bayeux
O ano de 2024 na cidade de Bayeux foi marcado por dois acontecimentos importantes. As eleições municipais e o crescimento da violência. Esses dois fenômenos sociais fizeram e fazem parte do cotidiano da população da cidade de Bayeux. Os agentes responsáveis pelas eleições, são os mesmos responsáveis pela segurança da população. Os caminhos que levam à cidade de Bayeux continuam os mesmos. Mas por que nenhum dos políticos se faz presente nesse momento de crise na segurança pública da Cidade?
O silêncio do Deputado Felipe Leitão - Durante o período pré-eleitoral e principalmente no período eleitoral a cidade de Bayeux foi bastante visitada pelo deputado Felipe Leitão (PSD), O Deputado Felipe Leitão é esposo da prefeita eleita de Bayeux, a senhora Tacyana Leitão (PSB). Felipe Leitão foi o deputado estadual mais votado na cidade de Bayeux nas eleições de 2022, obtendo 8.688 votos.
O Silêncio do Deputado João Gonçalves - Na sessão da Assembleia Legislativa em 24 de outubro de 2023, o deputado João Gonçalves usou a tribuna da assembleia e solicitou do intervenção do governo do estado no sistema de saúde da cidade de Bayeux. Seria de extrema importância para a cidade de Bayeux e para o estado da Paraíba, que o Deputado Solicitasse uma interferência maior no sistema de segurança da cidade de Bayeux.
A inoperância do Governador João Azevedo - A segurança da cidade de Bayeux precisa urgentemente de uma ação emergencial do governo do estado. O crescimento da violência e principalmente o alto índice de mortes violentas, vem trazendo insegurança aos moradores da cidade. Os altos índices de violência vem mudando a rotina da cidade, chegando ao ponto de interferir no comércio local, na rotina dos estudantes e no transporte público da cidade.
Durante os 6 anos do governo João Azevedo, a cidade de Bayeux não foi contemplada com nenhuma obra estruturante realizada pelo governo. No ano das eleições municipais o governo do estado asfaltou algumas ruas da cidade, liberou recursos para a construção ponte que liga o bairro de Tambay a cidade de Santa Rita e transformou o campo do Poeirão do Bairro do São Bento em uma arena esportiva moderna com gramado sintético e iluminação em Led.
O silêncio da prefeita Luciene Gomes - Diante de uma grave crise de segurança na cidade, a prefeita Luciene Gomes(PSB), permanece em silêncio. A prefeita Luciene Gomes é a principal responsável pelo desenvolvimento das políticas publicas da cidade. Segundo o Ministério Público da Paraíba (MPPB), durante os 4 anos do governo de Luciene Gomes, a prefeitura de Bayeux não criou políticas necessárias para o desenvolvimento da população, em especial que reside nas áreas do município mais vulneráveis a violência.
Recomendações do ministério público - O Ministério Público da Paraíba (MPPB) expediu recomendação à Prefeitura Municipal de Bayeux com medidas a serem tomadas para efetivação e incremento de políticas públicas nas áreas do município que despontam com fortes indicadores de violência em Bayeux, com destaque para o tráfico de drogas.
De acordo com a recomendação expedida pela 6ª promotora de Justiça de Bayeux, Juliana Couto Sarda Ramos, a prefeitura deve destinar absoluta prioridade orçamentária de recursos à produção e operacionalização de um plano de intervenção para suporte da população residente nessas áreas, através de um trabalho eficiente, qualificado, integrado e resolutivo das secretarias municipais.